Seguros

Para as companhias de seguros, encontrar e construir relacionamentos com clientes e gerenciar riscos são fundamentais para criar um negócio lucrativo e crescente. As empresas que estão fazendo uso extensivo da AI estão colhendo os benefícios de maior satisfação e lealdade do cliente, ao mesmo tempo em que diminuem a fraude, o que aumenta sua lucratividade.

Fidelização de Clientes

A IA é uma ótima solução para a previsão de rotatividade de clientes, pois o problema envolve dados complexos ao longo do tempo e interações entre diferentes comportamentos do cliente que podem ser difíceis de serem identificadas pelas pessoas. A IA pode analisar uma variedade de dados, incluindo novas fontes de dados e interações relativamente complexas entre comportamentos e comparadas ao histórico individual para determinar o risco. O AI também pode ser usado para recomendar a melhor oferta que provavelmente reterá um cliente valioso. Além disso, a IA pode identificar as razões pelas quais um cliente está em risco e permitir que a companhia de seguros atue contra essas áreas para o cliente individual e de forma mais global.

Next Best Offer

A AI é bem conhecida por ajudar a recomendar produtos e promover a personalização em sites de varejo, e os clientes esperam experiências personalizadas. De acordo com um estudo da Accenture, mais de 80% dos clientes de seguros estão procurando por experiências mais personalizadas. AI é igualmente adequado para recomendar produtos e preços em seguros. Com modelos de IA, as companhias de seguros podem determinar quais produtos e opções de políticas são os mais adequados para um determinado consumidor. A AI também pode determinar um preço individualizado com base no comportamento do consumidor e nos dados históricos. Essas recomendações podem ser usadas em cenários de vendas baseados na web, na central de atendimento e no agente.

Gestão de Reclamações:

AI é ideal para automatizar processos repetitivos e encontrar comportamentos anômalos que podem indicar fraude ou outros problemas. A IA pode agilizar o processamento, classificando as reclamações por questões como fraude e permitindo que as solicitações com baixa probabilidade de um problema sejam processadas automaticamente, enquanto que as reivindicações de maior probabilidade são encaminhadas aos pesquisadores para análise. Os modelos de AI também podem fornecer códigos de razão para recusas de solicitações, o que simplifica o processo de revisão, permitindo que o analista resolva rapidamente esses problemas, para que a reivindicação seja aprovada ou mostrando ao investigador os principais problemas a serem abordados. Os códigos de razão também são úteis para os clientes, pois podem informá-los sobre problemas com a reivindicação, o que pode ajudá-los a corrigir o pedido de reprocessamento, aprovação e pagamento.

Mitigação de Fraude

A IA é ideal para a detecção de fraudes para pedidos de seguro. Os modelos de aprendizado de máquina podem ser usados ​​para automatizar a avaliação e roteamento de solicitações com base em padrões de fraude existentes. Esse processo sinaliza reivindicações potencialmente fraudulentas para revisão adicional, mas também tem o benefício adicional de identificar automaticamente boas transações e simplificar sua aprovação e pagamento. Sistemas de detecção de anomalias mais avançados podem ser implantados para encontrar novos padrões e sinalizar aqueles para revisão, o que leva a uma imediata investigação de novos tipos de fraude. Os sistemas de inteligência artificial também podem fornecer códigos de razão claros para os investigadores, para que eles possam ver rapidamente os principais fatores que levaram a AI a indicar fraudes que simplificam sua investigação. Com a detecção de fraudes baseada em IA, as reivindicações fraudulentas podem ser avaliadas e sinalizadas antes de serem pagas.