• O que é SOA? E por que devo usa-la?

    30/05/2017

    Primeiramente você deve saber que Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) não é uma tecnologia e nem um serviço, mas sim um conceito de arquitetura corporativo que promove a integração entre o negócio e a TI por meio de conjunto de serviços acoplados.
    A SOA visa facilitar a integração entre sistemas, orientando a criação e a disponibilização de soluções modulares e fracamente acopladas baseadas no conceito de serviços.
    Empresas modernas precisam responder de forma efetiva e rápida às oportunidades do mercado. Uma empresa de médio e grande porte possui diversas áreas que, em geral, utilizam diferentes aplicações para realizar suas atividades. Estas aplicações necessitam se comunicar de forma integrada com o objetivo de atingir agilidade e simplificar processos de negócio, tornando-os mais produtivos, frente a crescente e a intensa competitividade do mercado.
    Sendo assim, a SOA tem um impacto direto na produtividade dos processos de uma empresa, agregando valor ao negócio através do ganho de qualidade, agilidade e eficiência.
    O objetivo de possuir uma Arquitetura Orientada a Serviços é mais que obter retorno técnico, é obter retorno direto para o negócio da empresa.

    Voltar