• A GAVB tem mais um caso de sucesso Big Data com AWS!

    20/08/2019

    Sobre a Engie

    A ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.210 MW em 61 usinas, o que representa cerca de 7% da capacidade do país. O Grupo possui 86% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.

    A ENGIE também atua na comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis em reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública, sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.300 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2018 um faturamento de R$ 9.3 bilhões.

    O Grupo é uma referência global em energia e serviços de baixo carbono. Para fazer frente às mudanças climáticas, a nossa ambição é nos tornarmos líderes globais da transição para uma economia de baixo carbono para nossos clientes, em particular empresas e autoridades locais. Nós nos apoiamos em nossas atividades chave (energia renovável, gás, serviços) para oferecer soluções competitivas turnkey “as a service”. Com os nossos 160.000 colaboradores, nossos clientes, parceiros e stakeholders, nós somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso harmonioso.

    O desafio

    Promover uma transformação tecnológica com a utilização de soluções Big Data e Cloud, através da centralização e análise de dados relevantes na nuvem, à fim de melhorar o tempo de processamento de alguns indicadores do negócio e possibilitar uma análise mais completa dos dados para uma tomada de decisão mais rápida.

    A execução

    Em conjunto com o Departamento de Tecnologia da Informação da Engie, a GAVB realizou a concepção e validação de toda a arquitetura da solução utilizando a plataforma AWS, através da abordagem serverless, permitindo criar e executar os serviços sem preocupações com servidores, eliminando as tarefas de gerenciamento de infraestrutura e possibilitando maior desempenho, escalabilidade, alta-disponibilidade e redução de custos. Foram utilizadas soluções de replicação de dados, armazenamento e processamento de arquivos, bases de dados relacionais e bases data warehouse, além das soluções de segurança de acesso da AWS.

    O resultado

    Construção de uma solução completa de Big Data e Self-Service BI em nuvem para atender as necessidades da organização. Do ponto de vista do negócio, entende-se que o modelo de serviços oferecidos pela AWS se encaixou muito bem em necessidades urgentes e pontuais com demanda altamente variável. Do ponto de vista técnico, as soluções oferecidas conseguem suportar, na maioria dos casos, grandes variações de demanda, promovendo governança, segurança e maior rapidez de acesso aos dados. A nova solução está sendo utilizada como uma alternativa para implantação rápida e modernização do Data Warehouse da organização, onde a demanda e velocidade de consumo dos dados é muito variável e precisa ser adequada continuamente.

    Por que a Amazon Web Services?

    Conforme destacado por Guilherme Cruz, Diretor de Operações da GAVB, responsável pela acompanhamento das atividades, foram realizados diversos testes de segurança, desempenho e estimativas de custos antes de ser definida a arquitetura com a nuvem da AWS. A nuvem da AWS oferece serviços para atender diversos requisitos de construção e gerenciamento de soluções de Big Data, como Data Migration Service (DMS) para captura de dados em suas origens, utilizando o conceito CDC; Kinesis Stream e Kinesis Firehose para agregação e enfileiramento de dados; S3 para armazenamento das informaçãoes com alta disponibilidade e baixo custo; Glue Catalog para católogo e EMR Spark para transformação e disponibilização dos dados no Data Warehouse. Essas ferramentas aceleram muito o tempo de implantação de novos projetos, possibilitando atender a demanda do negócio mais rapidamente.

    Voltar